segunda-feira, 30 de julho de 2012

Reutilize, Reaproveite, Transforme e Economize! (Material escolar na volta às aulas)

É minha gente linda, a volta às aulas está acontecendo, algumas escolas já voltaram hoje, e outras só no dia 01 de Agosto. E junto com essa volta, muitas vezes vem as compras de material, de novo! Ai Minha Nossa Senhora dos Materiais da Escola, protegei nossos bolsos!  Pois é! O que acontece é que os nossos lindos filhotes como crianças perfeitas que são, fazem suas estripolias e acabam perdendo ou detonando o material nesses meses passados, e na hora de arrumar a "muchi" (apelido da mochila aqui em casa)....a gente vai se dar conta que metade tá faltando e a outra metade tá no mínimo parecendo que saiu da boca do cachorro!! Fiz o balanço geral aqui e percebi que com um olhar mais atento e deixando de lado o nosso muito conhecido impulso consumista, se tivermos em mãos uma esponja nova, um paninho limpo, alguns metros de papel adesivo transparente (contact), e boa vontade, vamos conseguir reaproveitar muiiittaa coisa.
O que for faltando, não saia correndo até a primeira papelaria ou site de compras, respire fundo, e se engaje na aventura da Caça aos Apetrechos Perdidos, no Reino dos Quartos Bagunçados, é só procurar com paciência no meio de tantas bolsinhas, porta trecos, e milhares de estantes que achamos muitos dos itens que ainda faltam, ou achamos aqueles que estavam "com certeza" perdidos.
A coisa mais fácil e prática (e gostosa óbvio), é comprar de novo tudo que está faltando, mas com esse impulso (sim, isso é impulso, pois se pensarmos direitinho não fazemos), passamos o conceito para nossa futura geração de que tudo é descartável (até aquilo que ainda tem utilização, mas tá usadinho, vai pro lixo), além do fato de estarmos gastando o suado dinheirinho completamente à toa!

Em tempos de Rio+ 20, Planeta Sustentável e do fato de que realmente chegamos num ponto horrivel de consumo vazio, vale Repensar o que estamos fazendo de nossas vidas.

 Reavaliar atitudes, e finalmente Reutilizar tudo que podemos!!

Bora lá | Vamos pensar melhor vai! A gente merece um futuro mais bacana, ter mais consciência, sem falar em nossos filhos, netos e o mundo que vivemos!

Aqui embaixo coloco alguns sites com idéias geniais de sustentabilidade (coisas muito fáceis e rápidas para fazer e mudar!)

http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-em-acao/

http://www.freecycle.org/

http://www.akatu.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário